segunda-feira, 5 de outubro de 2009

EGO, EGOCENTRICO, EGOISTA.....



ego
e.go4

sm (lat ego) Psicol Experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade; em psicanálise, apenas a parte da pessoa em contato direto com a realidade, e cujas funções são a comprovação e a aceitação dessa realidade. V id e superego.

egoísta
(francês égoïste)

adj. 2 gén. s. 2 gén.
adj. 2 gén. s. 2 gén.
Que ou pessoa que trata só dos seus interesses. = comodista

egoísmo
s. m.
Amor exclusivo à pessoa e aos interesses próprios.

“QUE MORRAR NO FUNDO DO RIO TODOS OS NARCISISTAS”

A vaidade do ego é um erro, um desvio. Desvia-se da contemplação cósmica da natureza e da unidade orgânica para uma história de feitos pessoais, uma história moral. Do amor da deusa para o dos heróis. Não vou dizer que eu cuspa no amor dos heróis. Só estou dizendo que ele é vão, apesar de mover mundos. Nunca deixo que ele se torne mais forte que o simples amor por mim mesmo, aqui e agora, como corpo e canção de corpo. Tenho meus mitos heróicos como qualquer um tem seu ego, seu nome. E o nome está na lista, e em risco, em um mundo de espadas. É a isso que leva a vaidade do ego, a um trovejar heróico de pub, a um mundo de deuses velhos, eternamente se auto-afirmando, patéticos, imbecis. Nada mais patético que um deus que deseja a adoração de homens e mulheres infantis!
Mas mesmo que eu adore a mim mesmo e a meu reflexo no espelho, adoro com igual fervor meu reflexo em outras faces humanas, e o fato de outros poderem adorar-se em mim. Esse é o bom caminho da deusa. Não posso ser grotesca ou grosseira, mas posso ter uns belos espinhos. Seria estúpido amar o próximo só por amar, e nesses assuntos tenho uma veia negra e visceral. O que acho feio me repele, e cada vez mais desejo eliminar o contato com sua desagradabilidade existencial. Eliminar o feio como limpo o banheiro de minha cadela, sem ódio e sem apego, sem nojo. Simplesmente uma tarefa a mais. Algumas pessoas valem menos que a merda dela.

Acho que consegui expressar um pouco o que quero dizer com vaidade. Para além de todas as fés políticas, a vaidade é o unico caminho. É um caminho tortuoso, sem dúvida, mas ele mostra as coisas que realmente são vivas, que realmente são importantes na vida: amor e cuidado, alegria, um coitado sentimento de sorriso que parte do coração e provoca as lágrimas. Narciso nunca viu apenas o próprio rosto em seu reflexo. Narciso viu toda a Natureza, e por fim se fundiu com ela. Um mito da beleza e dos que se dão em sacrifício por ela.
Que se afundem em seus egos todos os infames narcisistas a minha volta.


Meu ego e meu cérebro, aliás, vivem em constante
disputa e quem perde a partida, sou eu.
Meu cérebro sobe na balança, o ego mente o peso.
Meu cérebro escreve um post, o ego mede as visitas.
Meu cérebro abre a porta, o ego passa primeiro.
No carro, o cérebro dá a partida, o ego acelera.

No vermelho, o cérebro freia, o ego xinga.
O cérebro quer se encontrar, o ego,se acha.
O cérebro quer um amor, o ego, se masturba.
O cérebro busca a performance, o ego quer a medalha.
O cérebro quer terminar este texto, o ego sopra palavras.
Não é por mal é só doença. Doença da ilusão, de todo ser humano, de querer ser eternamente amado.
Ser continuamente reconhecido.
Infinitamente aplaudido. Em pé.
E, claro, com transmissão simultanea
para todo o planeta.
Ao vivo em htv.